Criei essa série pra contar a história de como escrever uma dissertação em 30 dias. É possível? Não sei haha, mas não custa tentar.
![]() |
| OH MY GOD *_*! |
Então aqui estou no dia #1 e pensando como começar? Acho que tudo pode começar com organização! Desde espaço físico a espaço virtual. Deixar de lado coisas que ocupam tempo desnecessário como joguinhos (saudades ps4 😓) e sites de besteirinhas como face (vou tentar haha).
Primeiramente arrumei meu espaço virtual de modo a agilizar certas coisas como "onde guardar meus artigos/categoriza-los/etc" ou "como escrever de modo rápido". Então separei algumas ferramentas legais que podem ajuda-los com várias dessas perguntas.
Incremente ao invés de fazer tudo de uma vez!
Mendeley
Com o mendeley (que pode ser acessado via web e aplicação desktop ligada pela nuvem) você pode criar pastas personalizadas, inserir metadados do trabalho, inserir pdfs, notas sobre o trabalho e até usar o editor próprio deles para fazer comentários e marcar texto. Veja nas figuras abaixo.
Ele também funciona como uma grande rede social, mas devo confessar que uso essa funcionalidade mais no modo suggest pra encontrar trabalhos semelhantes aos que eu tenho adicionado no meu feed. Essa ferramenta é muito boa principalmente para trabalhos em língua inglesa ^^.
Agora para aqueles que sempre tem aquela dificuldade básica com referências ele exporta suas referências direto para MS Word (ótimo tutorial aqui: http://posgraduando.com/como-elaborar-referencias-bibliograficas-sem-drama-mendeley/) e para Latex (ótimo tutorial aqui: http://libguides.mit.edu/c.php?g=176186&p=1159535 e aqui: https://blog.mendeley.com/2011/10/25/howto-use-mendeley-to-create-citations-using-latex-and-bibtex/)
LaTeX
Pensando na escrita lembrei que sempre tenho altos problemas de formatação de texto no Word :'(, então pensei no LaTeX, um tipo de programação usado para editar textos. A grande vantagem dele nesse caso é que, dispondo de um template, a edição fica muito rápida e você não se preocupa muito com a formatação \o/. Aqui tem um bom tutorial para uso no Windows: https://gastaofmjr.wordpress.com/2014/03/06/instalacao-miktex-texmaker/.
E como falei, um bom template ajuda, então usei o do dcc da ufmg (https://www.dcc.ufmg.br/pos/alunos/modelodisstese.php). Há também outras ferramentas ótimas que ajudam na integração com o LaTeX, principalmente na criação de fórmulas e tabelas. Aqui deixo alguns links legais pra quem curte LaTeX:
- Criador de equações: https://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php?lang=pt-br
- Criador de tabelas: http://www.tablesgenerator.com/
- Editor de latex online para aqueles que utilizam múltiplos computadores e não querem instalar tantos programas: https://pt.sharelatex.com/
- Ótimos templates ^^: https://www.overleaf.com/latex/templates/
Fluxo de trabalho
Outra coisa é ajustar o fluxo de trabalho. A organização física vem aqui. Prepare-se para as partes do tempo que você vai ler artigos ou que vai escrever aquele capítulo do documento, etc. Recomendo aqui a utilização de um simples método, o Kanban (imagem abaixo). No Kanban, a separação de tarefas é feita nas categorias: A fazer, Fazendo e Feito.

Comentários
Postar um comentário